segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Exemplo de horário para o Novo Ensino Médio – Modelo 01

 

Com a implantação do Novo Ensino Médio - NEM para as turmas do 1º ano, uma dúvida muito comum é como elaborar o horário nesse novo modelo.

Como já falamos aqui, o novo ensino médio trouxe muitas mudanças, mas basicamente podemos considerar o aumento da carga horária e a inclusão dos itinerários, onde o aluno pode escolher qual itinerário seguir.

Cada escola poderá aderir ao plano da forma que melhor a atenda, de acordo com a realidade de cada uma. Dessa forma, vários modelos vêm surgindo: Itinerários no contraturno; Itinerários nas últimas aulas do turno; itinerários no meio do turno, etc.

Mas como elaborar o horário para esses cenários?

Vamos mostrar 3 exemplos de horários que podem ser gerados para essas situações e como o Cronos pode auxiliar as escolas nesse processo.

Vamos começar pelo Modelo 01, ou seja, quando as aulas de Itinerários são apresentadas no contraturno.

Para esse modelo, basicamente as turmas que estiverem no NEM devem estar também no outro turno, então se as turmas do EM são ministradas no turno matutino as mesmas também deverão estar no turno vespertino.

Dessa forma as disciplinas comuns a todos serão lançadas no turno matutino, enquanto que as disciplinas dos itinerários serão lançadas no turno vespertino.

O ponto de atenção para esse modelo será na quantidade de turmas que precisarão ser criadas de acordo com os itinerários.

Se no turno matutino temos apenas 1 turma do 1º ano do EM, no turno vespertino teremos a mesma quantidade de turmas dos itinerários, ou seja, se a escola possuir um itinerário de Linguagens e outro de Matemática, no turno da tarde teremos 2 turmas do 1º ano do EM.

No exemplo abaixo temos uma turma do 1º ano do EM no turno matutino apenas com as disciplinas básicas, ou seja, comuns a todos os alunos.


E no turno vespertino foram incluídas outras 3 turmas, sendo uma para cada itinerário, sendo assim os alunos podem escolher qual itinerário seguir.



Para esse modelo um ponto que precisamos nos atentar também é quando no contraturno temos turmas regulares também, de forma a evitar choques entre os professores do NEM e das turmas regulares.

Esse modelo pode ser facilmente utilizado no Cronos. Basta cadastrar as turmas no contraturno e fazer a associação delas com os professores. Lembrando que todos os horários gerados do Cronos não apresentam nenhum choque e sempre consideram a todas as restrições informadas dos professores.

Sua escola está utilizando um modelo parecido? Então deixe o Cronos te ajudar!!! Conte para nós nos comentários como você está organizando seu horário no Novo Ensino Médio.

No próximo post iremos exibir um novo modelo de horário para o NEM, com os itinerários nos horários finais do turno.

Até Lá!

Equipe Cronos





Um comentário: