Em 2022 entrará em vigor o Novo Ensino Médio. Esse modelo já sendo utilizado por algumas escolas de forma progressiva, mas a partir do ano que vem esse modelo se torna obrigatório para as turmas do 1º ano do EM.
Essa nova organização curricular pode ser
dividida em 2 partes: a parte comum, atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a parte
flexível, que é composta pelos Itinerários Formativos e pelas aulas Eletivas,
parte essa onde o aluno poderá escolher qual irá cursar. Já a ampliação da
carga horária mínima mudará das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais.
A parte comum contemplará as disciplinas normais já estudadas
e será obrigatória para todos os alunos. Enquanto os Itinerários Formativos
poderão ser oferecidos em 5 diferentes áreas: linguagens e suas tecnologias,
matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias,
ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.
A primeira decisão a ser tomada
está em definir se a organização da oferta dos itinerários ficará a cargo das
escolas ou será feita de forma centralizada, pela secretaria. Geralmente essa
escolha será bem individual, levando em conta a realidade de cada escola.
Outra decisão importante está
relacionada ao aumento da carga horária para essas séries, ou seja, com o
aumento de novas disciplinas cabe a cada escola definir como elas serão
alocadas, no contra turno (em 1 ou mais dias por semana) ou na inclusão de mais
uma aula diária, por exemplo.
Com os itinerários e eletivas
definidos e com a carga horária de cada disciplina, logo pensamos: como ficará
o horário escolar uma vez que agora o aluno poderá escolher algumas
disciplinas?
Basicamente o horário precisará
seguir algumas lógicas, pois nem todas as disciplinas serão abertas para
escolha do aluno, apenas as da parte flexível. E é aí que precisamos nos
atentar.
Para a elaboração do horário
utilizamos o conceito de Turmas, ou seja, alocar as disciplinas e os
professores nas turmas nos dias em que estão disponíveis. Mas com essa mudança
teremos disciplinas que possuirão alunos de diferentes turmas e é esse o ponto
importante, pois nesse caso as disciplinas flexíveis devem sempre acontecer de
forma simultânea, para que todos os alunos possam participar independente da
escolha do seu itinerário.
Por exemplo, vamos considerar o cenário abaixo com 3 itinerários e suas respectivas disciplinas:
- Linguagens
- Língua Estrangeira
- Linguagens Digitais
- Libras
- Matemática
- Robótica
- Programação
- Estatísticas
- Ciências da natureza
- Nutrição
- Física Geral
- Ótica
Para que o aluno possa escolher o
itinerário que mais o agrade, uma disciplina de cada itinerário deve ser
alocada sempre de forma simultânea com as dos demais itinerários. Na situação
acima poderíamos, por exemplo, alocar as disciplinas de Língua Estrangeira, Robótica
e Nutrição de forma simultânea. Assim como as disciplinas de Linguagens Digitais,
Programação e Física Geral.
Dessa forma, qualquer que seja o
itinerário escolhido, o aluno poderá cursar todas as disciplinas sem interferir
nas disciplinas obrigatórias (comuns a todos).
No Cronos possuímos algumas
ferramentas que permitem alocar essas aulas de forma simultânea para todas as
turmas.
Mas vale ressaltar que essa
definição vai ser bem específica. Cada escola poderá ter autonomia para essas
escolhas.
Então, se você tem alguma dúvida
sobre como gerar o horário para esse novo cenário, entre em contato conosco
pelo chat do sistema ou pelo e-mail atendimento@sistemacronos.com.br. Nosso
time de atendimento está pronto para te ajudar tanto na elaboração do horário,
quanto na identificação da melhor forma de alocação dessas disciplinas!
Nos próximos posts vamos dar algumas dicas de como podemos
fazer essa alocação no Sistema Cronos, considerando algumas situações que
estamos encontrando com nossos clientes. Fique ligado!
Equipe Cronos
www.sistemacronos.com.br
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