quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Novo Ensino Médio - Elaborando o horário escolar


Em 2022 entrará em vigor o Novo Ensino Médio. Esse modelo já sendo utilizado por algumas escolas de forma progressiva, mas a partir do ano que vem esse modelo se torna obrigatório para as turmas do 1º ano do EM.

Basicamente o Novo Ensino Médio traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária.

Essa nova organização curricular pode ser dividida em 2 partes: a parte comum, atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a parte flexível, que é composta pelos Itinerários Formativos e pelas aulas Eletivas, parte essa onde o aluno poderá escolher qual irá cursar. Já a ampliação da carga horária mínima mudará das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais.

A parte comum contemplará as disciplinas normais já estudadas e será obrigatória para todos os alunos. Enquanto os Itinerários Formativos poderão ser oferecidos em 5 diferentes áreas: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

 E com base nessa mudança, como fica a organização do horário escolar?

A primeira decisão a ser tomada está em definir se a organização da oferta dos itinerários ficará a cargo das escolas ou será feita de forma centralizada, pela secretaria. Geralmente essa escolha será bem individual, levando em conta a realidade de cada escola.

Outra decisão importante está relacionada ao aumento da carga horária para essas séries, ou seja, com o aumento de novas disciplinas cabe a cada escola definir como elas serão alocadas, no contra turno (em 1 ou mais dias por semana) ou na inclusão de mais uma aula diária, por exemplo.

Com os itinerários e eletivas definidos e com a carga horária de cada disciplina, logo pensamos: como ficará o horário escolar uma vez que agora o aluno poderá escolher algumas disciplinas?

Basicamente o horário precisará seguir algumas lógicas, pois nem todas as disciplinas serão abertas para escolha do aluno, apenas as da parte flexível. E é aí que precisamos nos atentar.

Para a elaboração do horário utilizamos o conceito de Turmas, ou seja, alocar as disciplinas e os professores nas turmas nos dias em que estão disponíveis. Mas com essa mudança teremos disciplinas que possuirão alunos de diferentes turmas e é esse o ponto importante, pois nesse caso as disciplinas flexíveis devem sempre acontecer de forma simultânea, para que todos os alunos possam participar independente da escolha do seu itinerário.

Por exemplo, vamos considerar o cenário abaixo com 3 itinerários e suas respectivas disciplinas:

  • Linguagens
    • Língua Estrangeira
    • Linguagens Digitais
    • Libras
  • Matemática
    • Robótica
    • Programação
    • Estatísticas
  • Ciências da natureza
    • Nutrição
    • Física Geral
    • Ótica

Para que o aluno possa escolher o itinerário que mais o agrade, uma disciplina de cada itinerário deve ser alocada sempre de forma simultânea com as dos demais itinerários. Na situação acima poderíamos, por exemplo, alocar as disciplinas de Língua Estrangeira, Robótica e Nutrição de forma simultânea. Assim como as disciplinas de Linguagens Digitais, Programação e Física Geral.

Dessa forma, qualquer que seja o itinerário escolhido, o aluno poderá cursar todas as disciplinas sem interferir nas disciplinas obrigatórias (comuns a todos).

No Cronos possuímos algumas ferramentas que permitem alocar essas aulas de forma simultânea para todas as turmas.

Mas vale ressaltar que essa definição vai ser bem específica. Cada escola poderá ter autonomia para essas escolhas.

Então, se você tem alguma dúvida sobre como gerar o horário para esse novo cenário, entre em contato conosco pelo chat do sistema ou pelo e-mail atendimento@sistemacronos.com.br. Nosso time de atendimento está pronto para te ajudar tanto na elaboração do horário, quanto na identificação da melhor forma de alocação dessas disciplinas!

Nos próximos posts vamos dar algumas dicas de como podemos fazer essa alocação no Sistema Cronos, considerando algumas situações que estamos encontrando com nossos clientes. Fique ligado!

Até lá!

0 comments:

Postar um comentário