sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Como gerar a grade de horários de acordo com o programa “Novo Mais Educação”

No ano passado o governo lançou o programa "Novo Mais Educação" que visa melhorar a aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Português no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.

Mas como elaborar a grade de horários dos professores para esse novo programa? 

Para a criação da grade de horários é necessário primeiro verificar em qual dos dois cenários a escola irá se enquadrar, no aumento da carga horária em 5 horas ou 15 horas semanais. As escolas que ofertarem 5 horas de atividades realizarão 2 horas e meia de aulas de matemática e 2 horas e meia de aulas de Português por semana. Já as escolas que optarem pela carga horário de 15 horas deverão ofertar 4 aulas de Português, 4 aulas de Matemática e o restante dividido em outras 3 atividades de livre escolha da escola dentre aquelas disponibilizadas no Sistema PDDE Interativo.

Tendo feita essa escola o próximo passo é a identificação das turmas que irão participar desse projeto. O próximo passo é a identificação dos mediadores e facilitadores, ou seja, os professores que irão ministrar as aulas do programa. Nessa etapa é bastante importante verificar a quantidade de aulas de cada professor, atentando-se ao fato que nenhum mediador poderá ministrar aulas em mais de 10 turmas.

Levantados esses dados o horário pode facilmente ser gerado pelo Sistema Cronos

Basta a escola fazer o seu cadastro no sistema, informar o turno desejado (com 5 aulas semanais ou 15 aulas semanais), cadastrar as disciplinas já selecionadas (Português, Matemática e as outras 3 atividades de livre escolha), os professores (mediadores e facilitadores) e as séries e turmas. Nesse momento a escola poderá informar também a disponibilidade de cada professor.

Feito todo o cadastro, o Cronos validará os dados informados e, se estiver tudo certo, o horário será gerado em questão de minutos.

Não perca tempo tentando elaborar o horário de forma manual. Deixe o Cronos te ajudar nessa tarefa!


Equipe Cronos

3 comentários:

  1. Gostaria de criar um horário de aulas para 4 turmas com 5 disciplinas

    ResponderExcluir
  2. Exatamente a escola que trabalho temos 4 turmas de 25 alunos cada .

    ResponderExcluir