Conforme vimos no post anterior, o Novo Ensino Médio- NEM pode ser implantado de diferentes formas, de acordo com a realidade da escola e com isso surge também o desafio de elaborar o horário escolar considerando essas novas aulas.

Com isso iremos mostrar diferentes formas de incluir essas novas disciplinas no horário escolar e como o Cronos pode te ajudar nessa tarefa.

No primeiro exemplo de horário apresentado, as aulas dos itinerários do NEM foram alocadas no contraturno, ou seja, as aulas comuns a todos os alunos foram alocadas no turno matutino enquanto as aulas dos Itinerários foram alocadas no turno vespertino.

Já no modelo 02 iremos utilizar as aulas finais do turno para alocar as aulas do Novo Ensino Médio - NEM.

Com isso, o primeiro passo que temos que fazer é aumentar a quantidade de aulas diárias no sistema Cronos. No nosso exemplo aumentaremos 1 aula por dia, ficando com 6 aulas diárias.


Depois disso temos que incluir as disciplinas dos itinerários para as Séries.

Nesse exemplo, utilizaremos 2 itinerários diferentes com 5 aulas cada, Linguagens (2 aulas de Língua Estrangeira, 2 aulas de Linguagem Digitais e 1 aula de Libras) e Matemática (2 aulas de Robótica, 2 aulas de Programação e 1 aula de Estatísticas).

Como sabemos as aulas dos itinerários devem ocorrer de forma simultânea, para que o aluno possa escolher qual itinerário seguir. Então tanto as aulas do Itinerário Linguagens quanto as aulas do Itinerário Matemática devem ocorrer ao mesmo tempo.

Para esse modelo, definiremos que as disciplinas de Língua Estrangeira e Robótica ocorrerão de forma simultânea, assim como Linguagens Digitais e Programação. Enquanto Estatística será ministrada de forma simultânea com libras.

No Cronos temos a funcionalidade de Separação de Turmas que permite alocar 2 ou mais professores ao mesmo tempo em uma turma. Dessa forma o horário ficará conforme abaixo:


Veja que na segunda e terça-feira, nas últimas aulas, enquanto a turma do Itinerário Linguagens tem aula de Língua Estrangeira com a professora Naty, a turma do Itinerário Matemática tem aulas de Robótica com o professor Henrique. Já na quarta e quinta, enquanto uma turma tem aula de Linguagens Digitais a outra parte da turma tem aula de Programação. E na sexta enquanto uma parte dos alunos tem aulas de Libras a outra parte tem aulas de Estatísticas.

Utilizando esse recurso, o Sistema Cronos garante que os horários serão gerados sempre sem choques, mesmo que esses professores também estejam alocados em outras turmas.

A vantagem desse modelo seria não precisar alocar os alunos no outro turno, como no modelo anterior, enquanto que o ponto negativo é a necessidade de mais professores quando se tem muitas turmas no NEM, uma vez que eles estarão alocados sempre nas últimas aulas.

Sua escola está utilizando um modelo parecido? Então deixe o Cronos te ajudar!!! Conte nos comentários como você está organizando seu horário no Novo Ensino Médio.

No próximo post iremos exibir um novo modelo de horário para o NEM, com os itinerários no meio do turno.

Até Lá!

Equipe Cronos