sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Exemplo de horário para o Novo Ensino Médio – Modelo 03

Conforme vimos no post anterior, o Novo Ensino Médio - NEM está sendo implantado de diferentes formas, de acordo com a realidade da escola e com isso surge também o desafio de elaborar o horário escolar considerando essas novas aulas.

Nesse novo post iremos exibir uma nova situação, onde as disciplinas dos itinerários ocorrerão no meio do turno, ou seja, essas disciplinas serão alocadas onde for a melhor opção para os professores e mostraremos como o Cronos pode ajudar nessa configuração.

A ideia desse modelo é bem parecida com o modelo anterior, onde as disciplinas dos itinerários precisam sempre ocorrer de forma simultânea.

Nesse exemplo, utilizaremos os mesmos 2 itinerários do post anterior com 5 aulas cada, Linguagens (2 aulas de Língua Estrangeira, 2 aulas de Linguagem Digitais e 1 aula de Libras) e Matemática (2 aulas de Robótica, 2 aulas de Programação e 1 aula de Estatística).

E definiremos que as disciplinas de Língua Estrangeira e Robótica ocorrerão de forma simultânea, assim como Linguagens Digitais e Programação. Enquanto Estatística será ministrada de forma simultânea com Libras.

Dessa forma criaremos uma disciplina abstrata chamada “Língua Estrangeira / Robótica” e alocaremos para ela os dois professores: Naty e Henrique. Da mesma forma faremos com “Linguagens Digitais / Programação” e alocaremos os professores Maria e João. E na disciplina “Libras / Estatística” alocaremos os professores Rafael e Henrique.

E utilizaremos a funcionalidade “Separar Turmas” para alocar ao mesmo tempo os dois professores na mesma turma.

A diferença do horário anterior é que o sistema permitirá que essas aulas sejam alocadas em qualquer posição, e não somente no último horário.

Dessa forma o horário ficará conforme abaixo:


Utilizando esse recurso, o Sistema Cronos garante que os horários serão gerados sempre sem choques, mesmo que esses professores também estejam alocados em outras turmas.

A vantagem em relação a essa modelo é que o sistema pode verificar o melhor lugar para aquela alocação e com isso pode otimizar as janelas ou aulas isoladas por exemplo.

Existem ainda diversas outras opções de disposição das aulas do NEM. E cabe as escolas analisarem a melhor opção, principalmente levando em consideração o tamanho, espaço físico, quantidade de turmas, professores disponíveis, enfim, a realidade de cada instituição.

Sua escola está utilizando um modelo diferente? Então deixe o Cronos te ajudar!!! Conte nos comentários como você está organizando seu horário no Novo Ensino Médio.

No próximo post iremos mostrar algumas ferramentas existentes no Cronos que ajudam na manipulação das aulas do NEM.

Até Lá!

0 comments:

Postar um comentário