quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Matriz curricular e educação bilíngue: como incluir aulas de inglês no horário escolar


A educação bilíngue é uma forte tendência e cada vez mais os responsáveis buscam matricular os seus filhos em escolas que contam com aulas de inglês na matriz curricular.

Nesse sentido, elaboramos o conteúdo a seguir para te ajudar a preparar a matriz curricular da sua escola e implementar um programa bilíngue, que definitivamente, levará sua instituição para outro nível. Acompanhe!


Por que incluir aulas de inglês na matriz curricular pode alavancar a sua escola?

As Diretrizes Nacionais Curriculares do Ensino Bilíngue estabelecem que a instituição deve incluir o ensino da língua inglesa em seu currículo pedagógico, como parte da educação básica dos estudantes. Essa determinação tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades específicas no campo das Linguagens e suas Tecnologias.

Assim, os alunos entram em contato com diferentes culturas e exercem a aprendizagem socioemocional na aula de inglês. Além disso, compreendem melhor a relação mercado de trabalho e educação.

Ainda mais, vale lembrar que as escolas terão de apresentar mudanças na matriz curricular do Novo Ensino Médio. Quanto à carga horária, agora são 1800 horas para a Formação Geral Básica, que deve incluir o ensino da língua inglesa, e 1200 horas para os Itinerários Formativos. Assim, contar com um programa bilíngue, como do Edify, pode ajudar sua instituição a cumprir com os novos requisitos.

Uma das estratégias mais eficientes para adequar a instituição às novas diretrizes é firmar uma parceria com um programa bilíngue. Dessa forma, sua escola terá todo o suporte para incluir 5 aulas de inglês semanais, dentro do horário regular.

Porém, as inovações não param por aí! Além de oferecer aos estudantes uma experiência de aprendizagem bilíngue diferenciada, sua escola poderá aproveitar dos seguintes recursos para sair na frente de concorrência:

  • suporte permanente de mentores: equipe responsável por garantir o bom funcionamento do programa bilíngue;

  • monitoramento remoto de especialistas: time pedagógico especialista para acompanhar a aprendizagem dos estudantes;

  • treinamento contínuo dos professores: promoção de cursos, oficinas, workshops e palestras para manter o corpo docente atualizado no ramo da educação;

  • planejamento do marketing físico e digital: auxílio no planejamento de marketing para captação de novos alunos.

Portanto, a inclusão das aulas de inglês na matriz curricular da sua escola pode ser um forte diferencial e atrair um maior número de matrículas, uma vez que é um forte argumento pedagógico e de mercado.

O que é educação bilíngue?

Antes de falarmos sobre as mudanças que a sua escola pode fazer na matriz curricular, vamos esclarecer alguns conceitos. O primeiro deles é a definição da educação bilíngue. Certamente, você já ouviu falar nesse termo por aí, afinal, tem ganhado cada dia mais destaque no meio educacional.

De forma geral, podemos dizer que uma educação bilíngue consiste na utilização de uma língua adicional enquanto instrumento para desenvolver conhecimentos diversos. Portanto, na educação bilíngue, a língua adicional é utilizada como um mecanismo de aprendizagem, de forma que esse idioma não é o objeto central de estudo.

Muitos responsáveis têm buscado matricular seus filhos em instituições que oferecem esse modelo de aprendizagem, pois assim, os estudantes terão a oportunidade de receber uma formação completa e abrangente para enfrentar as exigências do mercado. Outras vantagens de aprender inglês dentro da escola, são:

  • para os estudantes: aprimoramento da capacidade de compreensão, interpretação e lógica. Expansão da própria visão de mundo, desenvolvimento do pensamento cognitivo e consciência metalinguística;

  • para os docentes: oportunidade de contextualizar o ensino da língua estrangeira com outras áreas do conhecimento, além de agregar a compreensão didática. Também proporciona qualificação do professor frente às exigência do mercado de trabalho atual;

  • para a instituição: combinar o ensino tradicional com o conhecimento aprofundado em outro idioma se torna um grande diferencial no mercado. 

Qual é a diferença entre escola bilíngue e programa bilíngue?

Agora que você já entende melhor o conceito de educação bilíngue, vamos falar sobre as principais diferenças entre escola bilíngue e programa bilíngue. Até pouco tempo, o ensino da língua inglesa ocupava um espaço mínimo na matriz curricular das instituições, muitas vezes oferecida como atividade extracurricular.  

Entretanto, as Diretrizes Nacionais chegaram para mudar esse cenário, reforçando a importância de incluir o ensino de uma língua estrangeira na formação básica dos estudantes. Vamos entender um pouco mais sobre cada conceito?

Escola bilíngue

Primeiramente, uma escola bilíngue pode ser caracterizada de duas formas: possuem o currículo lecionado em português, com a língua inglesa adicional integrada, ou podem oferecer aulas ensinadas na língua inglesa de forma adicional

No primeiro exemplo, a instituição costuma seguir a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning). De forma simples, isso significa que as disciplinas regulares também são lecionadas na língua adicional. Ou seja, matérias como português, história, geografia e matemática também são ensinadas em inglês.

Por outro lado, no segundo exemplo, a escola também usa da estratégia CLIL, porém, com um maior foco na aprendizagem baseada em projetos. As disciplinas também são ministradas em inglês, mas elas acontecem em um turno oposto às aulas regulares e podem ou não dialogar com o currículo tradicional.

Programa bilíngue

Sendo assim, um programa bilíngue se difere completamente da escola bilíngue. Trata-se de um pacote de serviços oferecidos por uma empresa terceirizada, sem qualquer ligação com a instituição de ensino. Essa empresa fica responsável por elaborar os materiais didáticos, fundamentados nas abordagens e metodologias que centralizam o estudante no processo de aprendizagem.

Nesse sentido, um programa bilíngue conta com uma infraestrutura completa, que engloba livros, uma plataforma de estudos, suporte comercial e pedagógico, equipe de professores capacitados no ensino da língua, bem como uma equipe especialista para acompanhar todo o procedimento de implementação do programa na escola.

Vale destacar a importância de contratar docentes qualificados na língua adicional, já que as disciplinas serão ministradas nesse idioma. Assim, os professores costumam ser aqueles que a escola contratou, mas que precisarão passar por uma avaliação linguística. Isso servirá para verificar o nível de proficiência na língua.

Caso sejam aprovados, esse time de docentes passam por um treinamento sobre o programa e recebem todo o acompanhamento necessário para implementar as recomendações pedagógicas sugeridas. 

Outra forma de caracterizar o programa bilíngue é o aumento na carga horária escolar. Geralmente, são de 5 a 10 tempos de contato a mais com a língua, com aulas ministradas em inglês de um modo mais comunicativo, baseados na metodologia CLIL. São pontos como este que tornam uma escola com programa bilíngue exclusivas no Brasil. 

Como montar a matriz curricular da sua escola e incluir aulas de inglês no horário escolar?

Para que a gestão pedagógica obtenha sucesso na hora de incluir aulas de inglês na matriz curricular, é importante compreender os pontos centrais da implementação e monitoramento de um programa bilíngue. As etapas de implementação do programa costumam envolver:

  • reunião de boas vindas dos gestores e professores para apresentar os fundamentos do programa;

  • acompanhamento da seleção dos professores que farão parte do programa;

  • avaliação do nível de conhecimento dos estudantes;

  • relação aproximada com a família e responsáveis para que conheçam o programa;

  • capacitação inicial dos docentes sobre a utilização dos recursos, materiais didáticos e metodologia de ensino.

Depois de compreender a estrutura central de um programa bilíngue de excelência, você precisa saber como escolher a melhor solução da sua instituição. Além dos pontos abordados mais acima, preste atenção nos fatores a seguir:

  • qualidade dos materiais oferecidos;

  • foco do programa no desenvolvimento socioemocional e linguístico os alunos;

  • apoio pedagógico permanente, voltado para a capacitação continuada;

  • expertise no bilinguismo, metodologias ativas e outras abordagens relacionadas.

Já escolheu qual programa bilíngue te ajudará a alterar a matriz curricular da sua escola? Ótimo! Agora, chegou o momento de você entender o que deve fazer, como gestor, para facilitar o processo de implementação para o novo ano letivo. Veja mais abaixo. 

Compreenda a abordagem

Antes de tudo, é fundamental que você compreenda a fundo todo o conceito do programa bilíngue, bem como sua importância para a instituição e aprendizagem dos estudantes. O contato com uma nova língua proporciona aos alunos uma formação multidisciplinar e interdisciplinar, além do desenvolvimento cognitivo mais fortalecido

Treine a equipe pedagógica

Como destacamos no decorrer deste conteúdo, é essencial capacitar toda a equipe pedagógica para implementar o programa bilíngue na nova matriz curricular. Nesse sentido, é importante que todos compreendam os fundamentos do programa. Também é indispensável que os professores tenham fluência no idioma adicional para tornar a experiência dos estudantes ainda mais imersiva e completa. 

Organize o horário escolar 

Nesse aspecto, o gestor deve ter plena consciência de que os horários precisam ser organizados de forma que impactem positivamente na aprendizagem dos estudantes, bem como na administração da escola como um todo.

Assim, um horário escolar organizado gera benefícios que perdurarão por todo o ano letivo, como:

  • instituição organizada desde o primeiro dia;

  • diminuição de conflitos entre profissionais por incompatibilidade de horários;

  • maior qualidade de vida no ambiente de trabalho para os profissionais;

  • otimização do tempo para desenvolver demais atividades escolares;

  • melhora na performance dos estudantes.

Utilize um software para otimizar o processo

Sabemos que implementar tantas mudanças não é um processo fácil. Por isso, a fim de evitar erros, você deve considerar algumas variáveis para manter a qualidade no ensino, a aprendizagem dos alunos, respeitando a infraestrutura escolar e as diretrizes da BNCC. Entretanto, fazer esse processo manualmente é quase impossível; assim, o ideal é contar com um software para otimizar as etapas e executar as mudanças com mais eficiência. 

Com a ajuda de um programa, você consegue criar um horário que se adequa às novas exigências, com a inclusão do programa bilíngue na matriz curricular. Tudo realizado com menores chances de imprevistos e falhas humanas.

Neste cenário, o Cronos pode auxiliar nesta tarefa. Com algoritmos eficientes e interface fácil de utilizar, seu horário será elaborado em questão de minutos.

Por fim, está claro que com a aprendizagem em outro idioma, como o inglês, os estudantes conseguem acessar um mundo cheio de possibilidades, além de receber ganhos cognitivos, melhora no raciocínio lógico, exercício da criatividade, tolerância e habilidade socioemocional para enfrentar o mercado de trabalho cada vez mais exigente. Com o apoio de um programa bilíngue, todo esse processo pode acontecer com mais fluidez e eficiência. 

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