sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Como elaborar a grade de horários de acordo com o programa Inova Educação SP?


O Inova Educação foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com o propósito de oferecer novas oportunidades para todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo. O programa foi lançado em 2019, mas somente começou a ser ofertado agora em 2020.

A principal mudança desse programa foi a inclusão de uma aula a mais por dia, com um aumento de 15 minutos na carga horária diária. Dessa forma, as aulas que antes eram 6 por dia, agora são 7, com duração de 45 minutos cada.

Todas as disciplinas regulares foram mantidas e não houve a exclusão de nenhuma delas. E para completar a grade, 5 novas aulas foram incluídas, sendo 2 de “Projeto de Vida”, 1 de Tecnologia e 2 Eletivas, sendo essas últimas de escolha do próprio aluno.

Mas com toda essa mudança, como fica a elaboração do horário escolar?

No Sistema Cronos todas essas mudanças podem ser feitas de forma bem simples e rápida.

O primeiro ponto é o cadastro ou alteração da quantidade de aulas diárias de cada série. Essa informação é customizável pelo usuário na opção TURNO. Sendo assim basta cadastrar 7 aulas por dia nessa opção.

Feito isso o usuário deverá informar quais séries terão essa 7ª aula. Isso também pode ser feito pelo usuário diretamente no momento do cadastro ou alteração das Séries.

Após realizar o cadastro das novas disciplinas, o usuário alterará também a grade de horários da série, informando a carga horária das demais disciplinas e mais 2 aulas para a disciplina Eletiva, 2 aulas para a disciplina “Projeto de Vida” e 1 aula para Tecnologia.

O próximo passo então é realizar o cadastro dos professores dessas disciplinas e também as restrições deles, ou seja, os dias em que eles não podem dar aulas.

E como as disciplinas Eletivas poderão ser escolhidas pelos alunos, caso a escola opte por colocá-las sempre no mesmo horário, o sistema permite a utilização da funcionalidade Fixar Aulas. Dessa forma o gestor pode definir em qual dia e horários essas aulas ocorrerão.

Ao final, depois do cadastro das Turmas, o horário poderá ser facilmente gerado.

Lembrando sempre que o Cronos sempre considera todas as restrições informadas para os professores e é capaz de elaborar horários com qualidade em poucos minutos.

Ficou interessado? Acesse agora mesmo o Sistema Cronos e gere seu horário.

E se tiver alguma dúvida, estamos à disposição também via chat online ou pelo e-mail atendimento@sistemacronos.com.br.

Equipe Cronos

0 comments:

Postar um comentário