segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Como gerar o horário escolar no cenário de Salas Ambientes?


Muitas escolas estão aderindo a uma nova forma de distribuição das salas de aulas: as chamadas Salas Ambientes.
A metodologia de Sala Ambiente consiste em cada disciplina, ou grupo de disciplinas, possuir sua própria sala. Dessa forma, os alunos trocam de sala, ao invés do professor. Esse método permite os professores "ambientar" suas respectivas salas, com cartazes, murais e outros materiais didáticos, tornando assim as aulas mais atraentes e produtivas.

Mas como gerar o horário escolar nesse novo cenário?

A primeira questão que é preciso ter em mente é que o horário gerado, ou seja, o horário final, será bem próximo do horário gerado atualmente, uma vez que cada turma terá seu horário individual, assim como os professores.
O que é necessário considerar nesse novo cenário é a distribuição dos professores nessas salas. Por exemplo, se a escola possuir 2 professores de português e apenas uma sala ambiente para essa disciplina, os professores terão que ter horários complementares, ou seja, os 2 professores dessa disciplina não poderão dar aulas ao mesmo tempo.

Veja abaixo algumas dicas para a geração do horário:

Levantamento dos Dados: Nessa etapa deve-se fazer o levantamento de todas as salas, dos professores e das restrições de cada um deles, ou seja, os dias em que estão disponíveis para dar aulas na escola.

Distribuição dos professores/salas: Com base nas restrições levantadas no item anterior é necessário fazer a distribuição dos professores nas salas ambientes. Para os casos em que só se tem um professor para cada sala, essa etapa é bem simples. Porém para os casos em que se tem vários professores na mesma disciplina e poucas salas é importante analisar cuidadosamente essa distribuição.
Uma dica importante para essa etapa é considerar as restrições complementares, ou seja, professores com restrições complementares podem ser alocadas na mesma sala.

Cadastro/atualização dos dados no Sistema Cronos: Nessa etapa a escola deverá cadastrar ou atualizar todas as informações diretamente no Sistema Cronos. Os dados a serem cadastrados são Turnos, Ensinos, Disciplinas, Professores, Séries e Turmas.

Cadastro das Restrições dos professores no Sistema Cronos: Após realizar o cadastro das informações, deve-se realizar o cadastro das restrições dos professores, sempre considerando as restrições dos professores de mesma sala como restrições complementares. Por exemplo, se um professor de Português só está disponível na segunda e terça feira, o outro professor poderá estar disponível na quarta, quinta e sexta-feira.

Verificar os relatórios: Finalizado o cadastro, é hora de checar todas as informações e verificar se possui alguma pendência. Nessa etapa o Cronos irá informar a falta de professores em algum dia da semana, ou mesmo a super alocação de algum deles.

Elaborar o Horário Escolar: Verificado os relatórios é hora de gerar o horário. Nesse momento, o Cronos cruzará todas as informações e existindo uma solução viável, o horário será gerado em minutos!
Caso o sistema identifique que no cenário informado não exista uma solução válida, sugestões de liberação de dias para os professores serão apresentadas. Assim as escolas poderão avaliar caso a caso as sugestões, sempre considerando as restrições complementares para os professores de uma mesma sala.


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E se mesmo assim você ainda tiver alguma dúvida, é só nos chamar pelo chat ou pelo e-mail atendimento@sistemacronos.com.br que teremos o maior prazer em atendê-lo.




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