Uma das tarefas que merecem maior atenção hoje é a recepção de professores novatos, sejam eles iniciantes na carreira ou apenas novos na instituição. É importante o coordenador apresentar o professor novato aos futuros colegas e apresentar os espaços da instituição. Além disso, deve apresentá-lo o projeto político-pedagógico da escola. Esse é um bom começo para a adaptação dele ao ambiente escolar e contribui para que ele se sinta como um membro da equipe.

Existem ainda outras ações importantes que oferecem auxílio ao recém-chegado. É importante escutá-lo e saber de suas experiências passadas, dando espaço para que ele se sinta valorizado. Deve-se falar sobre quem são os alunos e dados das turmas, além de estabelecer parcerias com os educadores mais experientes para que possam ajudá-lo na adaptação.


Se o professor for recebido sem cuidado algum, é provável que ele se sinta desmotivado e despreparado para entrar em sala de aula. Uma recepção boa reflete no seu bom rendimento, na sua maneira de planejar e em suas relações com os membros da instituição.



Veja mais dicas da Eduarda Diniz Mayrink (coordenadora pedagógica) em http://gestaoescolar.abril.com.br/blogs/coordenadoras/2015/08/06/cuidado-na-recepcao-aos-professores-novatos/