segunda-feira, 29 de julho de 2013

8 passos para elaborar a grade de aulas



 A revista Nova Escola publicou um artigo muito interessante sobre a difícil tarefa de elaborar o horário escolar. E ainda listou 8 passos que podem ajudar professores, coordenadores e/ou diretores na fase de planejamento.

Segundo a reportagem, a geração do horário deve ser realizada com cautela, levando sempre em consideração o aprendizado dos alunos.


Confira abaixo os 8 passos:

  • Levantamento inicial
Nessa fase devem ser levantados os professores, restrições e mudanças ocorridas, como a criação de uma nova turma, por exemplo.

  • Avaliação dos resultados
Deve ser realizada junto com a coordenação pedagógica de forma a analisar os resultados da aprendizagem levando em consideração produtividade, duração e encadeamento.

  • Atribuição das turmas
É o momento de estabelecer, por exemplo, que determinado professor deve dar aulas para os últimos anos (3ºs anos), baseado em análises anteriores de rendimento das turmas.

  • Análises dos espaços
Decisões realizadas aos espaços devem ser tomadas nessa etapa. Utilização de laboratórios, quadras, etc.

  • Retomada dos anos anteriores
Vale consultar a grade do ano anterior e analisar o que pode ser mantido. Professores para quem foram atribuídas as mesmas turmas e cuja carga horária continua a mesma tendem a aceitar dar aula nos mesmos dias

  • Definição de prioridades
Definir quais professores devem ser priorizados, os mais antigos, com maior quantidade de aulas, etc.

  • Trocas e negociações
Com o horário já gerado, ou pelo menos parte dele, começa a fase de trocas e negociações, a qual deve contar com a presença dos professores.

  • Ajustes finais
Mesmo com o planejamento, a grade ficará sujeita a ajustes. Mudanças inesperadas podem acontecer


Utilizando esses 8 passos básicos, sua grade de horários pode se tornar um quebra-cabeça mais fácil de montar.

Uma sugestão também citada na matéria é a utilização de softwares de geração de horários. E o Cronos, que já conta com mais de 3 mil usuários, pode ser uma ferramenta chave para o sucesso na elaboração de seus horários

Leia a reportagem completa aqui!


Um comentário:

  1. boa tarde sou vice gestora da EMTI Nadir Colaço, estou querendo fazer o horário da escola, gostaria de receber orientações adasevy@yahoo.com.br

    ResponderExcluir