quarta-feira, 30 de março de 2022

Calendário escolar: o que não pode faltar para um ano letivo organizado


Todo início de ano letivo os gestores escolares devem se preocupar com uma tarefa importante: a organização do calendário escolar.


Um calendário escolar organizado facilita para que o ano letivo seja produtivo, com o planejamento indicando as atividades a serem desempenhadas pela equipe escolar e pelos alunos.

Neste post, falaremos sobre o que não pode faltar para um ano letivo organizado.


A definição do calendário escolar é uma das funções exercidas pelos gestores da escola. A partir dele os demais setores devem funcionar, como a elaboração dos horários das aulas, a definição dos conteúdos e o trabalho de toda equipe, dos professores, além da participação dos alunos.


Indiretamente, os pais e a comunidade escolar também são afetados pelo calendário escolar durante todo o ano letivo.


O calendário deve considerar as particularidades da instituição, a comunidade, bem como questões culturais e ambientais. Deve abranger também prazos legais, datas importantes, períodos de preparação de ambiente e de equipes.



Como criar o calendário escolar ?


O gestor escolar deve inicialmente definir os dias letivos, considerando as cargas horárias para cada categoria de curso que a instituição possui. Os dias letivos devem considerar os feriados, recessos escolares e férias.


É essencial cumprir o plano pedagógico dentro do prazo estipulado, obedecendo inclusive às leis municipais, estaduais ou federais, se for o caso.


Por outro lado, é importante que a instituição considere também a flexibilidade no momento de criar o calendário escolar. Ou seja, um calendário muito rígido e sem folgas pode acabar ficando inviável ao longo do ano.


Por fim, a escola tem que divulgar o calendário para os pais e comunidade, visando também um planejamento dele. O uso de uma agenda escolar pode facilitar muito este processo.



O que deve estar definido no calendário?


Alguns pontos que são importantes para um ano letivo organizado são:


  • Data de início do ano letivo;

  • Data de fim do ano letivo;

  • Datas dos Feriados municipais, estaduais e nacionais;

  • Plano pedagógico;

  • Lista de disciplinas para cada série, com cargas horárias;

  • Quantidade de turmas;

  • Períodos de provas e de recuperação;

  • Possíveis reuniões com pais e professores;

  • Possíveis eventos escolares (que exigem alguns dias de organização);

  • Férias dos alunos e professores;



Como elaborar o horário das aulas das turmas da instituição?


Muitas das atividades listadas podem ser criadas durante reuniões da equipe de gestão da escola, contudo, uma das tarefas mais complexas e que exige soluções tecnológicas, é a geração dos horários escolares das turmas.


A utilização de um sistema automatizado para a execução desta tarefa traz muitos benefícios, tais como: minimizar o número de horários vagos entre as aulas, otimizar a alocação dos professores, gerando maior eficiência no ensino, economia de recursos, economizando tempo e liberando diretores e coordenadores para outras atividades além da promoção de uma sensível redução de custos para a administração escolas.


Uma solução já testada e aprovada por milhares de instituições de ensino é o Cronos - Horários Escolares. Trata-se de uma solução web que elabora o horário escolar em poucos minutos. Conheça mais sobre o Cronos clicando aqui.



Importância do calendário escolar para um ano letivo organizado


Alguns dos principais benefícios de um calendário escolar bem organizado são:


A escola fica mais organizada

Se uma escola tem um planejamento bem feito todo o ano letivo, ela estará preparada para possíveis dificuldades.

A administração saberá de antemão os prazos que precisa cumprir, as tarefas que precisam ser realizadas e as decisões que precisam ser tomadas.


Alunos e pais cientes dos prazos definidos pela Escola

Os alunos da instituição, os seus pais e até a comunidade terão condições de se organizar melhor e saber os prazos para a realização das ações, as avaliações, reuniões, eventos, etc., definidos pela Escola.


Horário escolar bem definido

A alocação das disciplinas, a diminuição de horários vagos para os professores, facilita a questão pedagógica da instituição, além da economia de custos que a escola poderá utilizar em outras áreas importantes para seu funcionamento.


Senso de responsabilidade

A própria realização do calendário escolar permite que a escola, os alunos e os pais se organizem durante o ano letivo, possuindo mais senso de responsabilidade na preparação e execução nas atividades acadêmicas de todos os envolvidos.


A criação do calendário escolar e sua execução são essenciais para o funcionamento da escola. Um ano letivo organizado facilita a vida acadêmica dos professores, alunos e pais. Qualquer alteração no calendário ou até na atribuição das aulas das turmas devem ser rapidamente comunicadas a todos os interessados. A instituição precisa ser ágil e transparente nesta questão.


Visite: Cronos


0 comments:

Postar um comentário