Conforme vimos no post anterior, o Novo Ensino Médio - NEM está sendo implantado de diferentes formas, de acordo com a realidade da escola e com isso surge também o desafio de elaborar o horário escolar considerando essas novas aulas.
Nesse novo post iremos exibir uma
nova situação, onde as disciplinas dos itinerários ocorrerão no meio do turno,
ou seja, essas disciplinas serão alocadas onde for a melhor opção para os
professores e mostraremos como o Cronos pode ajudar nessa configuração.
A ideia desse modelo é bem parecida
com o modelo anterior, onde as disciplinas dos itinerários precisam sempre ocorrer
de forma simultânea.
Nesse exemplo, utilizaremos os
mesmos 2 itinerários do post anterior com 5 aulas cada, Linguagens (2 aulas de
Língua Estrangeira, 2 aulas de Linguagem Digitais e 1 aula de Libras) e
Matemática (2 aulas de Robótica, 2 aulas de Programação e 1 aula de Estatística).
E definiremos que as disciplinas
de Língua Estrangeira e Robótica ocorrerão de forma simultânea, assim como
Linguagens Digitais e Programação. Enquanto Estatística será ministrada de
forma simultânea com Libras.
Dessa forma criaremos uma
disciplina abstrata chamada “Língua Estrangeira / Robótica” e alocaremos
para ela os dois professores: Naty e Henrique. Da mesma forma faremos com “Linguagens
Digitais / Programação” e alocaremos os professores Maria e João. E na disciplina
“Libras / Estatística” alocaremos os professores Rafael e Henrique.
E utilizaremos a funcionalidade “Separar Turmas” para alocar ao mesmo tempo os dois professores na mesma turma.
A diferença do horário anterior é
que o sistema permitirá que essas aulas sejam alocadas em qualquer posição, e
não somente no último horário.
Dessa forma o horário ficará conforme abaixo:
Utilizando esse recurso, o Sistema Cronos garante que os horários serão gerados sempre sem choques, mesmo que esses professores também estejam alocados em outras turmas.
A vantagem em relação a essa
modelo é que o sistema pode verificar o melhor lugar para aquela alocação e com
isso pode otimizar as janelas ou aulas isoladas por exemplo.
Existem ainda diversas outras
opções de disposição das aulas do NEM. E cabe as escolas analisarem a melhor opção,
principalmente levando em consideração o tamanho, espaço físico, quantidade de turmas,
professores disponíveis, enfim, a realidade de cada instituição.
Sua escola está utilizando um
modelo diferente? Então deixe o Cronos te ajudar!!! Conte nos comentários
como você está organizando seu horário no Novo Ensino Médio.
No próximo post iremos mostrar
algumas ferramentas existentes no Cronos que ajudam na manipulação das aulas do
NEM.
Até Lá!
0 Comentários