Durante todo o ano letivo não são raras as vezes em que as escolas precisam alterar a grade de horários de seus professores por diversos motivos: saída ou afastamento de um professor, abertura ou fechamento de turmas, volta de um professor licenciado, etc. E com isso inicia-se uma nova dor de cabeça e o profissional responsável pelo horário precisa tentar adequar o horário já existente ou mesmo criar um novo horário do zero.
Mas porque isso acontece com tanta frequência? Muitos professores lecionam em mais de uma escola ao mesmo tempo, e esse simples fato já é o suficiente para que a mudança em uma escola possa acarretar uma mudança em cadeia também nas demais escolas.
Se um professor precisa se afastar de seu serviço, seja por licença médica ou aposentadoria, por exemplo, um novo professor deve ser designado para ocupar o seu cargo. Esse professor pode ser um professor já alocado na escola ou mesmo um professor de fora, e muitas vezes a disponibilidade do substituto não é a mesma do afastado.
Com isso a escola precisa ser rápida para adequar o horário já existente, pensando principalmente em seus alunos, para que eles não sejam prejudicados com horários vagos ou falta de aulas de alguma disciplina.
E nesse momento entra a difícil questão: tentar adequar o horário já pronto ou refazer o horário do zero?
Quando as alterações são pequenas, a adequação do horário já pronto é a mais indicada, uma vez que os alunos já estão familiarizados com aquele horário. Mas nem sempre isso é possível e a escola precisa refazer todo o horário, assim como foi feito no início do ano.
Esse é apenas um dos problemas constantes que as escolas encontram durante todo o ano letivo. Mas foi pensando nessas dores que o Cronos criou seu Módulo de Trocas Automáticas, onde o usuário é capaz de adequar um horário já gerado em poucos passos.
Falaremos mais sobre esse módulo no próximo post!
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