Com o início do ano letivo, muitas atividades precisam ser feitas pela equipe de coordenação das escolas, e uma das mais temidas é a elaboração do horário escolar. Mas por que isso ocorre?

Geralmente o processo funciona assim: quando as turmas já estão definidas, o responsável pela montagem do horário solicita aos professores que enviem as suas disponibilidades, ou seja, os horários em que eles podem ou preferem dar aulas. De posse dessas informações, o profissional responsável tem que conseguir alocar todos os professores nas respectivas turmas, levando em consideração a disponibilidade informada e a carga horária das disciplinas de cada turma.

E é nesse momento que os problemas aparecem. A grande maioria dos professores leciona em mais de uma escola ao mesmo tempo, ou seja, em alguns dias eles estão impossibilitados de dar aula naquela escola, pois já estão alocados em outra. Isso sem contar, é claro, com as folgas e horários desejados dos professores, como por exemplo, não dar aulas na segunda-feira ou ainda dar aulas apenas nos horário iniciais ou finais. Junte isso ao fato de que a pessoa responsável pela elaboração do horário muitas vezes sofre com assédio de professores mais antigos e/ou mais próximos, para que tenham suas restrições atendidas.

Durante esse processo é muito comum que o profissional responsável receba as restrições dos professores e se dê conta de que a montagem é inviável depois de várias tentativas. Essa inviabilidade pode acontecer devido à quantidade de professores disponíveis por dia. Por exemplo, se a escola em questão possui 10 turmas, ela precisa ter pelo menos 10 professores disponíveis por dia, e esses professores precisam ter uma carga horária suficiente para atender a todas as aulas dessas turmas.

Outro ponto bastante relevante é a constante mudança nas restrições passadas pelos professores, que muitas vezes, alheios às suas vontades, também estão tendo a grade de horário sendo montadas nas demais escolas que lecionam.

São questões assim que muitas vezes fazem com que o horário demore dias ou até semanas para ficar pronto. Sem contar, claro, como as constantes dores de cabeça do profissional responsável e sua equipe.

E foi exatamente pensando e conhecendo esse problema, que nossa equipe idealizou e criou o Sistema Cronos. Com ele as escolas geram seu horário escolar de maneira fácil, intuitiva e em poucos minutos. E por conhecermos a realidade da maioria das escolas, conseguimos criar um sistema leve e simples, com o melhor custo benefício do mercado, para que nossa ferramenta possa ser utilizada por todas as escolas, das maiores, até as com menos recursos.


Então não perca tempo, acesse agora mesmo www.sistemacronos.com.br e veja como podemos transformar essa complexa tarefa em algo simples e fácil.